Resíduos verdes e incentivo socioambiental são tema de projeto aprovado na Câmara

Programa deve iniciar fase piloto no distrito de Bonfim Paulista

Foto: Thaisa Coroado

Na sessão ordinária de terça-feira, 17 de setembro, a Câmara votou e aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n. 166/2019, de autoria do vereador Paulinho Pereira (PPS), que tem por objetivo criar uma sistemática de “Reaproveitamento dos Resíduos Verdes e Materiais Recicláveis e Medidas de Incentivo Socioambiental à Reciclagem no Município”.

O objetivo é tornar a destinação de resíduos verdes decorrentes de roçadas, podas e trabalhos de jardinagem em adubo orgânico mediante uso da técnica de compostagem. Para isso, o projeto iniciaria uma fase piloto no Distrito de Bonfim Paulista mediante parcerias com os condomínios ali instalados e população do Distrito.

Também é foco do projeto formar parcerias com as cooperativas de catadores ou mesmo estimular sua organização, o que dá a dimensão socioeconômica aliada à ambiental, indicando ser o projeto voltado à sustentabilidade.

"Os adubos orgânicos serão destinados aos parceiros, para emprego nas áreas verdes, praças do município e agricultura familiar, que forneceria o excedente de produção em contrapartida para o Banco de Alimentos. A partir daí, esperamos que esses alimentos sejam encaminhados para entidades e ações sociais", afirma o parlamentar.

Além de contribuir com aspectos socioeconômicos na ampliação de trabalho e recursos às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade na coleta de recicláveis, a proposta vai favorecer o pequeno produtor instalado no cinturão verde e responsável pelo abastecimento de alimentos da cidade.

Por Assessoria Paulinho Pereira